top of page

A nova era dos sites

  • Foto do escritor: Carioca Offices - Redação
    Carioca Offices - Redação
  • 18 de out.
  • 2 min de leitura

Sua empresa está bem representada na web?


Patrícia Leal, consultora de marketing segurando um tablet com site

Em meio a timelines apressadas, conteúdos efêmeros e algoritmos que mudam sem aviso, há um canal digital que retorna com peso e propósito: o site institucional. Mais do que “estar online”, a nova exigência do consumidor é encontrar a empresa no Google.


Enquanto muitos ainda concentram todos os esforços em redes sociais voláteis, o mercado começa a reagir. Segundo o relatório Digital 2024 no Brasil, mais de 84% dos consumidores pesquisam empresas online antes de contratar um serviço ou fazer uma compra.


Mas aqui está o ponto: o que aparece para eles?

Se o seu site demora a carregar, parece desatualizado ou não transmite segurança, você pode estar perdendo oportunidades em silêncio.

Sites não sumiram. Eles evoluíram!

Se antes bastava ter um domínio com uma página de contato. Hoje, isso já não sustenta a expectativa de quem procura por informação com profissionalismo, clareza, e uma boa experiência na web.


O site da sua empresa precisa comunicar sua proposta com objetividade, funcionar bem

no celular, carregar rápido e ser acessível para todos.


Sim, acessibilidade digital é lei.


No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, e a Lei Brasileira de Inclusão exige que empresas com sede ou representação no país tenham sites acessíveis. Apesar disso, segundo levantamento da Hand Talk, menos de 2% dos sites atendem aos critérios internacionais de acessibilidade.


Quem precisa de um site?

Se você tem um negócio local, oferece serviços recorrentes e deseja ser localizado e lembrado com mais autoridade, a resposta é simples: você precisa, sim. Mas não de qualquer jeito.

Um site claro e profissional comunica mais do que mil reuniões comerciais. Além disso, ele é seu, diferente das redes sociais, que mudam algoritmos e regras a todo momento.


Por onde começar?

O primeiro passo é entender que site institucional não precisa ser complicado. O segredo está em respeitar a experiência do usuário, e isso passa por:

• Clareza sobre sua oferta;

• Um design funcional (especialmente no celular);

• Acessibilidade digital;

• Atualizações simples e periódicas.


Ter um site é também uma forma de valorizar a imagem do seu negócio. É como manter a vitrine acesa, mesmo depois do expediente.


Patrícia Leal - Consultora de Marketing@innovarum | www.innovarum.com.br



mulher sendo um site inclusivo


Comentários


bottom of page